Krung Thep Maha Nakhon

Não entendeu o título? É porque tá abreviado, vamos tentar o nome completo:

Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Yuthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit

Ou se preferir…

Krung-dēvamahānagara amararatanakosindra mahindrayudhyā mahātilakabhava navaratanarājadhānī purīramya utamarājanivēsana mahāsthāna amaravimāna avatārasthitya shakrasdattiya vishnukarmaprasiddhi 

Pra quem ainda não entendeu: BANGCOC! :)

Sim, esse é o nome oficial da capital tailandesa que significa:

“A cidade dos anjos, a grande cidade, a cidade que é jóia eterna, a cidade inabalável do deus Indra, a grande capital do mundo ornada com nove preciosas gemas, a cidade feliz, Palácio Real enorme em abundância que se assemelha à morada celestial onde reina o deus reencarnado, uma cidade dada por Indra e construída por Vishnukam”.

Mas vamos abreviar pra BKK que fica mais fácil né!? :P

Tuk Tuk

Tuk Tuk

Às margens do rio Chao Phraya, a capital tailandesa tem mais de 8 milhões de habitantes. Uma cidade peculiar que chama atenção por seus antagonismos. Uma cidade de modernidades onde o transito caótico, a poluição e os arranha-céus dividem espaço  com os belos templos e palácios. Em Bangcoc turistas, monges e guardas reais transitam entre tuks tuks, prostitutas e lady-boys.

Bangcoc será nosso último destino fixo na terra dos mil sorrisos. A cidade possui diversos pontos turísticos e passeios possíveis, vou citar apenas alguns (os que pretendemos conhecer). A cidade possui uma grande peculiaridade: ou você ama ou você odeia!

Começando pela famosa e caótica rua dos mochileiros, onde pretendemos nos hospedar… KHAO SAN ROAD!

Khao San Road

Khao San Road

Na Khao San Road você pode encontrar gente de todo mundo indo e vindo, não importa a hora! Com certeza é um dos lugares de Bangcoc mais conhecido pelos turistas. A região da Khao San Road possui diversas hospedagens, lojas de conveniência, agências de turismo, alem do comercio em plena calçada!

Dica: Na Tailândia os taxistas tentam te cobrar um preço fechado para te levar até algum lugar. Mesmo que pareça um bom preço NÃO ACEITE! Peça para o motorista ligar o taxímetro, e se ele se negar desça do carro e chame outro taxi até algum aceitar. Pode parecer trabalhoso, mas o preço da corrida sairá por um terço do combinado! :P
Outra dica é não pegar taxi na frente dos pontos turísticos, ande algumas quadras ou vá em alguma rua próxima  assim é mais fácil encontrar um taxista honesto (que aceite ligar o taxímetro).

Apesar de não estar próximo de nenhuma linha do Skytrain a região é favorecida por estar apenas algumas centenas de metros de alguns dos mais importantes templos da cidade:  Wat Pho, Wat Phra Kaew e Wat Arun.

Buda Reclinado

Buda Reclinado

O WAT PHO, cujo nome oficial é Wat Phra Chettuphon Wimon Mangkhlaram Ratchaworamahawihan, também é conhecido como Templo do Buda Reclinado. É um dos maiores e o mais antigos templos da cidade e é considerado o berço da massagem tailandesa, antes mesmo de virar um templo o lugar já era o centro da tradicional medicina tailandesa com estátuas em posições de Ioga espalhadas pelo local. Em uma área de mais de 80 mil m², o Wat Pho abriga um acervo de mais de mil figuras de Buda, mas o que mais atrai os turistas até lá é o Buda Reclinado. Com mais de 40 metros de comprimento e 15 de altura o monumento é banhado a ouro e tem os solas do pés em madrepérola.

Buda de Esmeralda

Buda de Esmeralda

Ao lado do Wat Pho, fica o GRAND PALACE, um complexo com mais de 200 mil metros quadrados que abriga inúmeros templos, museus e construções. Não é apenas a residência real, mas também ali estão escritórios do governo e o famoso Templo do Buda de Esmeralda. O templo na verdade se chama Wat Phra Sri Rattana Satsadaram, e nele esta o Phra Kaew Morakot,  uma pequena imagem (com apenas 75cm) do Buda, extremamente reverenciada, esculpida em um bloco único de jade (sim, na verdade o famoso Buda de “esmeralda” é feito de jade!). De acordo com a lenda, a estátua foi feita na cidade de Pataliputra, na Índia, por volta do ano 43 a.C.  e ali permaneceu por cerca de 300 anos. No século IV d.C. foi transportada para o Sri Lanka por monges budistas, com o intuito de resguardá-la da guerra. Mais tarde, foi então levada para a Tailândia. E encontrada em 1434 na região de Chiang Rai, no norte do reino. Na época estava revestida de gesso, porém o nariz começou a descascar e o abade que o encontrou pensou que fosse feito de esmeralda. Foi levada para Bangcoc pelo Rei Rama I, e ficou no Wat Arun até 1785, quando foi finalmente enviado até o “Wat Phra Kaew”! :D

Dica²: Você esta andando na rua tranquilamente próximo a um templo e alguém muito voluntarioso simpaticamente se aproxima e lhe pergunta para onde esta indo, se precisa de ajuda e sempre lhe traz a infeliz notícia de que o local que você está indo está fechado temporariamente por alguma razão inusitada… mas como são almas caridosas, e não querem nos ver desperdiçando tempo, sugerem uma visitinha rápida a um outro templo ou a alguma loja que excepcionalmente hoje não está cobrando impostos e blá blá blá. A história se repete de vários modos e em geral os motoristas de tuk tuk te levam a pequenos templos e a lojas (de ternos, jóias e etc.) onde eles ganham comissão, e pior, você ainda se sente coagido a comprar pra poder ir embora e por aí vai…  Mas não se intimide, esse é um conhecido “scam” na Tailândia! A dica é simples: deixa de ser otário e não acredite em informações de quem você não perguntou! A gente é brasileiro… malandragem pra cima da gente não dá, né!? :P

Para encerrar, vou falar um pouco sobre o Templo do Amanhecer: WAT ARUN! O templo que é retratado na moeda de 10 baht. Saindo do Grand Palace, basta atravessar o rio Chao Phraya e chegar até o templo. A atração aqui é a pagoda “Phra Prang” com 82 metros de altura e outras quatro menores, uma em cada ponta. Construído ao estilo Khmer no século XVII, a pagoda central está decorada com mosaicos de porcelana chinesa que brilham no sol. Dizem que o Rei Taksin chegou a este templo ao conseguir escapar do cerco Birmanês de Ayutthaya, em plena alvorada, daí o seu nome. O templo era de tal importância que, apesar da nova capital da nação ser implantada na outra margem do rio, este era o favorito do rei.  Apesar de ser conhecido como o Templo do Amanhecer, a sua posição na margem oeste de Bangkok permite desfrutar duma visão fabulosa do pôr-do-sol…

Wat Arun

Wat Arun

No próximo post, eu continuo contando mais sobre a Cidade dos Anjos!

Anúncios

Sobre Heitor Marucci

Radialista, 23 anos, praticante de MMA. "E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música!"
Esse post foi publicado em Planejamento e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Gostou? Deixe sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s